5 Dicas para direcionar sua Carreira em TI e conseguir um Estágio | Café ++
Publicado: 09/02/2018 - Paulo Henrique da Silva Mota

5 Dicas para direcionar sua Carreira em TI e conseguir um Estágio

São super dicas para quem está estudando TI e não sabe qual caminho seguir nesse mar de tecnologias.

Quando ingressamos em uma faculdade, a primeira coisa que queremos é colocar tudo o que aprendemos em prática, mas na maioria das vezes, o mercado de trabalho assusta o pessoal que está se graduando, com a constante cobrança de domínio de diversas tecnologias.

Hoje vou compartilhar umas dicas muito importantes para que você, universitário na área de tecnologia, possa definir um caminho e conseguir um tão sonhado estágio:

1 - Escolher uma área dentro do setor tecnológico para atuar

Veja abaixo uma representação de como a área de tecnologia se divide. Você deve escolher uma:

É claro que existem outras extensões que são mais especificas, mas eu coloquei as principais que você verá em vários sites de vagas com o tipo de cargo (Estágio em Infraestrutura, Estágio em Desenvolvimento, Estágio em Banco de dados).

2 - Fazer uma pesquisa sobre as tecnologias mais requisitadas na sua área de atuação

Veja um exemplo:

Acima temos uma vaga de Estágio na área de Infraestrutura, e pela descrição, identificamos as seguintes tecnologias:

Veja a seguir os principais sites para procurar vagas de estágio:

Eu gosto muito da Catho pois ela oferece uma consultoria ótima para montar seu currículo.

3 - Escolher as tecnologias da área para estudar

Quando você escolher uma área para estudar, vai se deparar com diferentes tecnologias usadas, e a sua escolha pode ser de acordo com afinidade, por pesquisa de mercado, indicação de professor etc.

Vamos supor que eu escolha a área de desenvolvimento de software e eu vou ter que escolher uma tecnologia para desenvolver softwares para a futura empresa, temos as opções:

É claro que uma pesquisa mais aprofundada para o desenvolvimento de software requer domínio de diversas tecnologias, eu citei as linguagens de programação mais conhecidas e utilizadas no mercado no momento para exemplificar a escolha.

4 - Procurar cursos online sobre as tecnologias escolhidas.

Existe atualmente uma variedade de plataformas onde você consegue cursos online sobre quase todas as tecnologias existentes no mercado, vou citar algumas que mais utilizo:

Pode conferir também um artigo sobre cursos gratuitos com certificado AQUI

5 - Montar um currículo bem estruturado e enviar para as vagas.

Depois de todos os passos seguidos, você estará cursando as tecnologias corretas para sua tão desejada vaga, e ao montar seu curriculum, cite todos esses conhecimentos adquiridos na faculdade ou em cursos online e presenciais para turbinar o seu currículo.

Pode ocorrer do aluno estudar muita coisa, e acabar não sabendo como colocar esse conhecimento no currículo. Veja um exemplo.

Suponhamos que o aluno fez os seguintes cursos:

Você irá citar "Nome do Curso" - " Instituição " na parte de cursos (Sem colocar datas, pois queremos passar o conhecimento obtido) e depois, nos conhecimentos específicos, resumirá o conteúdo dos cursos. Exemplo:

Conhecimento em HTML5, CSS3 e PHP7 para Desenvolvimento de aplicações WEB através do Framework Angular

Aptidão com metodologias ágeis como Scrum, XP

Conhecimento em SQL Server para gerenciamento de Banco de Dados

Essas são as 5 dicas para turbinar seu currículo e melhorar sua preparação para o mercado de TI. Queria também alertar que além do domínio dessas tecnologias, a fluência ou conhecimento em uma segunda língua (Preferência Inglês) tem sido requisitado cada vez mais em vagas, não só de tecnologia, pois no Brasil existem diversas filiais de empresas multinacionais.

Qualquer dúvida estou disponível para responder nos comentários

Paulo Henrique da Silva Mota
Programador de Sistemas no setor de Transportes e Logistica