Construct 2 | Café ++
Publicado: 25/09/2017 - Paulo Henrique da Silva Mota

Construct 2

Ferramenta para desenvolvimento de games 2D

Quem não conhece os games clássicos, que tomaram o tempo de jovens do mundo todo e que os personagens são famosos até hoje, como Mário Bros, Megaman, Sonic, entre outros? Já imaginou como eram feitos os famosos games de plataforma? Então hoje vim falar de uma ferramenta muito legal que é utilizada para desenvolver jogos 2D que funcionam para Web e Celular.

O construct 2 é uma Game Engine que utiliza a metodologia de "Arraste e solte", ou seja, não é necessário conhecimento em programação para fazer jogos, é muito dinâmico. Você pode fazer o donwload do Construct 2 Free Edition no site https://www.scirra.com/, essa versão possui recursos limitados mas não te impede de criar um bom game, já versão paga, com todos os recursos custa $129.99, aproximadamente R$490,00. A compra é feita pelo mesmo site.

Desenvolvendo com Construct 2

Um jogo em 2D é um conjunto de layouts e componentes com 2 dimenções que juntos realizam alguma ação.

Alguns itens do game 2D no construct:

Layout:

Uma representação grafica de uma parte do jogo. Exemplos(Tela de Menu, Tela do Game, Tela de Splash, Creditos etc).

Layers:

São camadas do layout. Exemplo: A tela de menu de um jogo possui uma layer para o background e outra layer para os itens do menu(Logo do jogo, botão play, Scores, Sair, etc), então temos 2 camadas no layout de menu.

Objetos:

São componentes do jogo onde pode ser representado por uma imagem ou um conjunto de imagens.Exemplos: Personagens do jogo, Obstaculos, Botões do Menu, Logo do jogo, Barra de loading, tela de game over etc.

Frames:

São imagens que compõe o objeto, e no caso de um objeto que possui mais de uma frame, ela tem o papel de representar todos os estados do objeto. Exemplo: Um personagem deve ser representado por varios estados(Parado, andando, correndo, caindo, morrendo) cada um é uma frame do objeto.È só imaginar aquelas animações feitas com blocos de papel onde você desliza o dedo rapidamente para que ocorra a animação, o objeto seria o bloco inteiro de folhas e a frame seria as paginas.

Eventos:

É o que da vida o game, são acontecimentos externos e internos que acionam um comando no jogo e retornam uma ação para o player, por exemplo.
Evento interno: Barra de vida do personagem chegar a zero, retorna para o jogador o personagem morrendo.
Evento externo: Quando o jogador apertar uma tecla ou clicar, o personagem realiza alguma ação (anda, pula, abaixa, etc.).

Existem vários videos e cursos na internet que ensinam fazer games classicos do zero, um exemplo disso é a udemy, onde você pode acessar no link https://www.udemy.com// e aprimorar essa ferramenta de games.
Paulo Henrique da Silva Mota
Técnico em Suporte TI e estudante de Sistemas de Informação na Universidade Estácio de sá