O que são vírus de Computador? | Café ++
Publicado: 10/09/2017 - Paulo Henrique da Silva Mota

O que são vírus de Computador?

Descrição dos principais vírus que estão na rede atualmente

Vírus são softwares de pequeno porte, programados de forma maliciosa (malware) que podem prejudicar desde usuários de computadores domésticos até grandes empresas. Por isso é muito importante conhece-los e saber como prevenir de uma possível infecção do seu computador.

Existem vários tipos de vírus e os mesmos são classificados de acordoo com o seu comportamento, segue algum deles:

Worms

Também conhecido como vermes, ele tem como característica principal de se auto distribuir ou seja ele cria várias copias dele mesmo dentro de um computador infectado para que antivírus não consiga apagar ele, e também é utilizado para abrir portas de acesso possibilitando de quem o programou acessar o dispositivo remotamente.

Trojan Horse

Conhecido com cavalo de troia, é um tipo de vírus que se disfarça de um programa comum de computador que é confiável para o usuário, como de uma instituição de ensino, banco e até mesmo empresas. Uma vez executado o trojan captura senhas bancárias, dados de cartões , senha de rede sociais etc., assim como worms ele consegue abrir portas de acesso para que quem o fez entrar remotamente no dispositivo.

Blended Threats

É a combinação de todos os códigos maliciosos em um único ataque onde reúne todas as características dos vírus combinados. Exemplo: Combinação de um Trojan com um Worm, o Blended Threats terá a função de roubas senhas e de se replicar na rede afetando milhares de computadores.

Prevenção

O mais recomendado hoje para combater esse tipo de ameaça é :

É claro que nesse mar da internet existem milhares tipos de vírus e prevenções que podem ser tomadas contra cada um deles, citei os principais que atuam na rede hoje e de como preveni-los para que você usuário possa ter uma navegação segura e limpa.

Referência:

Paulo Henrique da Silva Mota
Técnico em Suporte TI e estudante de Sistemas de Informação na Universidade Estácio de sá